Unibanco Portugal, o que é?
O Unibanco é uma instituição financeira portuguesa, detida pela Unicre, que oferece serviços de cartão de crédito e pagamentos eletrônicos . Fundada em 1975, a empresa especializou-se em soluções de pagamento para empresas, incluindo terminais de pagamento, soluções de comércio eletrônico, cartões de crédito empresariais e crédito ao consumo.
Para perceber o Unibanco – não confundir com o Unibanco brasileiro (União de Bancos Brasileiros) – temos que recuar no tempo e saber a história da empresa-mãe, a Unicre. A Unicre foi fundada a 17 de Abril, de 1974, a poucos dias da Revolução dos Cravos. Na altura, o capital social da empresa, de dezoito mil contos – o equivalente a 90 mil euros - foi formado por vários bancos da altura, a saber: Bancos Totta & Açores, Borges e Irmão, Espírito Santo, Fonsecas e Burnay, Nacional Ultramarino e Português do Atlântico.
Embora o Unibanco só tenha sido criado no ano seguinte, em 1974 a Unicre lançava no mercado o primeiro cartão Unibanco, sob as marcas Mastercard/Interbank, que ficou disponibilizado tanto para particulares como para empresas. No ano de 1984, a Unibanco alcança o seu primeiro marco no sector bancário, em Portugal, ao ser o único cartão de crédito autorizado no mercado. E passado dois anos, em 1986, os cartões Unibanco recebem autorização para ser usados e aceites no estrangeiro. Alcançaram, assim, validação internacional. Em 1991 assiste-se ao lançamento do célebre cartão Gold e em 2000 lança o primeiro cartão português a autorizar compras na internet, através do cartão Unibanco Net Net. A nível da web, outro passo importante na longa caminhada da Unibanco, deu-se em 2007 com o serviço Unibanco Viagens online, quer para clientes particulares, quer para empresas. Em 2009 temos outra efeméride, com o lançamento do primeiro cartão mundial com conceito eco: o Eco-nómico. Em 2010 a Unibanco lança os testes daquilo que seria o primeiro cartão da marca contactless, que em 2013 arrancaria para a vertente comerciantes e cartão. Em 2016 o reputado Grupo Marktest galardoa a Unibanco com o prémio “Marca Melhor Reputação 2016”, e em 2018 a linha de apoio ao cliente digital, o chat, ganha o prémio “Troféus Contact Center 2018”. Em 2020, e como já vinha a ser desenvolvido desde2009, os cartões de Unibanco tornam-se ainda mais ecológiocos ao serem produzidos com materais mais verdes, como é o caso do PVC degradável. E para finalizar esta história cronológica do Unibanco, a referência à primeira conta digital, que pode ser movimentada através de um cartão virtual. Esta conta constitui a primeira oferta “sem crédito” do Unibanco.
Como funciona o Unibanco?
O Unibanco é uma empresa moderna, com uma vertente 100% digital. Todos os serviços da empresa estão inseridos numa APP ou Wallets digitais . Tem, assim, à disposição do cliente, um sistema Homebanking onde os clientes podem ter acesso a todas as funcionalidades do banco, sem perder horas de vida a caminho de balcões.
Como é o empréstimo pessoal do Unibanco?
O Crédito Unibanco é 100% digital e simples e serve para apoiar a concretização dos sonhos dos clientes. É um crédito fácil de pedir, sem grandes burocracias, rápido e geralmente apoiados por uma taxa baixa. Com mensalidades a partir dos 82€, o empréstimo poderá ir dos 5000€ aos 75000€. E não precisa de ter conta no Unibanco para requisitar o crédito pessoal. Basta indicar o IBAN onde tem a conta para associar o cartão. E, uma grande vantagem deste crédito: não tem comissão de abertura!
Como funciona?
O Unibanco tem um simulador, onde o cliente introduz o montante a pedir, quando quer pagar por mês e ao longo de quanto tempo. Desta foram, o Unibanco assegura sempre a melhor opção para as necessidades do cliente. Após a simulação, o cliente só precisa de preencher, com os dados pessoais, os impressos fornecidos pelo Unibanco, que poderão ser totalmente online. Após isto, é só validar o pedido de crédito online e esperar, calmamente, pela resposta.
Consigo ter acesso ao Estado do Pedido?
Sim, poderá acompanhar todo o processo através do Homebanking, na área cliente. Basta fazer o login e tem acesso a todas as funcionalidades de canais do Unibanco. A instituição, por ser 100% digital , aconselha a todos so seus clientes a fazerem o download da APP Unibanco e Homebanking, de forma poderem ter todas as opções disponibilizadas pelo banco nas suas mãos.
Quais as modalidades de crédito que o Unibanco tem para os seus clientes? Tem algum simulador crédito automóvel?
O Unibanco não tem crédito automóvel. Contudo, para além do crédito pessoal, para particulares ou empresas, tem crédito consolidado e uma ampla gama de cartões de crédito disponíveis para seus clientes, incluindo cartões de crédito clássicos, gold e platinum, bem como cartões de crédito empresariais e cartões de crédito pré-pagos. A empresa também oferece serviços de processamento de pagamentos para empresas, permitindo que elas aceitem pagamentos eletrônicos de seus clientes.
Para soluções empresariais, o Unibanco tem Ticket Restaurante? E simulação de credito à habitação?
Sim, o Unibanco dispões dessa funcionalidade, do Ticket Restaurante, quer seja ela no formato vale ou cartão, e que podem ser utilizadas em supermercados, restaurantes, etc. O Unibanco não faz crédito à habitação.
Unibanco é considerado um dos melhores créditos rápidos em Portugal
Leia aqui
Os clientes particulares ou empresariais do Unibanco sentem que a instituição é de confiança e segura?
Sim, os clientes da instituição, sejam eles particulares ou empresariais, sentem confiança total, pois o Unibanco, para além de estar em funcionamento em Portugal há muitos anos, faz parte da Unicre, que é uma empresa extremamente sólida.
Em caso de queixa, onde poderei reclamar? Há algum Portal da Queixa?
Sim, o Unibanco tem hiperligações específicas no site, na área para clientes, onde poderá efectuar e registar a sua queixa, como é o caso do Livre de Reclamações electrônico. Tem, também, à sua disposição, centros de arbitragens para resuloção extrajudicial de conflitos.
Opiniões, queixas e críticas
A Unibanco possui uma pontuação de 70 pontos no Deco Proteste , em uma escala que varia de 1 a 100. Essa avaliação indica que o desempenho geral do banco tem sido razoável, mas ainda há espaço para melhorias. No entanto, é importante mencionar que o banco tem recebido várias queixas relacionadas à cobrança de taxas de inatividade. Clientes têm expressado insatisfação com essa prática, considerando-a injusta. Essas reclamações levantam preocupações legítimas sobre a política de tarifas do Unibanco e ressaltam a importância de uma análise mais aprofundada da instituição financeira. É fundamental que o banco avalie e reveja suas políticas de cobrança, buscando maneiras de oferecer condições mais transparentes e justas aos seus clientes. Ao agir de forma responsável e resolver essas questões, o Unibanco poderá fortalecer a confiança dos seus clientes e melhorar sua reputação no mercado.
Contactos
Telefone das 8H00 às 23H00:
- Particulares: 213 501 500
- Empresas: 213 501 509
Email:
Morada:
Rua General Firmino Miguel, nº 6-B, Piso -1, 1600-300 Lisboa
Já experimentou os serviços do Unibanco?
Deixe aqui a sua opinião