O que é o OpenBank?
O OpenBank é um banco espanhol com sede em Madrid. O banco é uma subsidiária do Banco Santander , e foi fundado em 1995. Este banco, ao ser lançado, tinha como ideia base, tornar-se o primeiro banco espanhol por telefone. Em 1996, o banco dá os primeiros passos, rumo ao digital, com o lançamento do site do banco. Em 2000, e depois de ter adquirido o portal argentino patagom.com, o banco começou a ser cada vez mais digital , ao integrar no site chatrooms e forums. Também muda de nome, e começa a chamar-se Patagom Internet Bank SA. Em 2001, a administração do banco decide abrir alguns balcões por Espanha, nomeadamente em Barcelona, Valencia, Madrid, Zaragoza e Pamplona. Em 2005, é finalmente batizado de OpenBank, e desde dessa altura, nunca mais mudou de nome.
O banco continua a apostar forte na vertente digital , e em 2011, torna-se o primeiro banco a ter uma aplicação nativa para android e iOS . Passados 6 anos, em 2017, o OpenBanck lançam o site e a app em nuvem. A entrada em Portugal deste banco deu-se em 2019. Nessa altura o banco também se expandiu para a Alemanha, Países Baixos, e posteriormente, para a Argentina.
Em conclusão, o Openbank é o que se designa de neobank, ou seja, um banco com uma componente digital muito forte, que neste caso é na casa dos 100%, e com ferramentas inovadores, principalmente na área das poupanças. Em 2022, o Openbank foi considerado o maior banco digital da Europa.
Como funciona? É possível abrir conta online?
Sim, é possível abrir uma conta online . O cliente que queira aderir ao banco, apenas tem que fazer a descarga do app para o seu telemóvel, quer seja ele Android ou iOS, ou entrar pelo computador, no site do banco. Depois basta introduzir os dados no formulário, identificar-se por uma chamada de vídeo ou por uma transferência e assinar os documentos digitalmente . O processo todo demora cerca de 10 minutos. A partir do momento em que se torna cliente, tem acesso a todas as funcionalidades, produtos e serviços do banco através do seu telemóvel, tablet/portátil ou computador.
Que produtos o OpenBank tem?
O OpenBank tem vários produtos e serviços, totalmente online, ao dispor do cliente. A saber:
Conta Poupança
As contas são um dos grandes produtos do OpenBank. Estão divididos em Conta à Ordem Open, Conta Poupança Boas-Vindas e Conta Poupança Open. A Conta à Ordem Open não tem comissão, as transferências são grátis , e tem um cartão de débito associado grátis.
A Conta Poupança Boas-Vindas permite uma rentabilidade desde do primeiro dia, não tem taxas nem comissões associadas, é exclusiva para os novos clientes e também tem um cartão de débito associado grátis.
A Conta Poupança Open paga juros desde do primeiro dia, não tem taxas nem comissões e tem um taxa TANB de 2%. E tem outra vantagem de que o dinheiro está sempre disponível.
Cartões de débito e cartão pré pago
Tem à sua disposição três cartões: o Cartão de Débito R42, O R42 Metal e o eCommerce Card.
O Cartão de Débito R42 é grátis, pode fazer doações cada vez que o utiliza, e se é amante das viagens, este cartão possibilita-lhe estar associado ao Travel +.
O Cartão de Débito R42 Metal tem, um custo de 13,99€ por mês, tem o Travel+ sempre ligado e tem um Serviço de Concierge mais exclusivo em inglês.
O eCommerce Card é um cartão pré pago, que poderá carregar online até 3000€ e não tem comissões se tiver que efectuar pagamentos noutra moeda.
Depósitos Open Poupanças
Estes depósitos estão desenhados para o cliente efectuar poupanças. Dividem-se em quatro modalidades, 3, 6, 12, e 18 meses, com taxas TANB de 1,5%, 1,75%, 2, 51% e 2,75% respectivamente. Asseguram rentabilidade desde do primeiro dia , são extremamente flexivéis e poderá fazer transferencias a partir de outro banco.
Serviços e Ferramentas
Como é um banco digital, 100% online , todas as funcionalidades tradicionais de um banco estão na app. Através dela poderá fazer ou ter acesso a pagamentos móveis, serviços de contas, controlo de acesso de dispositivos, personalização de segurança, caixa automática grátis, mobile banking, entre outras.
OpenBank Wealth
Este serviço é feito apra aqueles clientes que querem investir. Com este serviço poderá fazer Investimento automatizado: Robo-Advisor, que é considerada a maior gestora de ativos do mundo, para compra de acções, e Investimento por objetivos através de mais de 400 fundos cotados em bolsa.
Estes são os produtos e serviços, totalmente online que o OpenBank tem para os clientes.
O OpenBank é seguro e confiável?
O OpenBank é um subsidiário de um dos maiores bancos do mundo, que é o Banco Santander. Tem 1,8 mil milhões de euros em activos e é considerado o melhor banco digital da Europa. Só estes pergaminhos dão-nos a propriedade de afirmar que o banco é seguro e confiável. Para além disso, em Portugal Continental, o banco encontra-se supervisionado e regulado pelo banco central português. Por fim, o Open Bank, S.A. é uma instituição bancária registada no Registro Mercantil de Madrid, folha 202, volume 5308, página M-87030
Como poderei reclamar do OpenBank?
O banco está ligado ao Livro de Reclamações electrónico. Poderá também, efectuar a sua reclamação através dos seguintes correios electrónicos:
- santander_reclamaciones@gruposantander.es
Ou através das gestão e resolução de litígios, que poderá consultar aqui .
Opiniões, queixas e críticas
O OpenBank conquistou uma pontuação notável de 76,5 pontos no Portal da Queixa, em uma escala que varia de 1 a 100. Essa classificação reflete uma quantidade significativa de opiniões positivas de clientes satisfeitos. Muitos clientes elogiaram a instituição financeira, destacando que o banco cumpre suas promessas e oferece um atendimento perfeito. Essas avaliações favoráveis ressaltam a qualidade do serviço prestado pelo OpenBank e a capacidade da instituição em atender às necessidades dos seus clientes. É encorajador ver que várias pessoas tiveram experiências positivas com o banco e apreciaram seu desempenho. Essas opiniões favoráveis podem servir como um testemunho confiável para outros potenciais clientes que buscam uma instituição financeira confiável e comprometida com a satisfação do cliente.
Contactos
Telefone
(+351) 800 785 168
Fax
91.342.10.50.
Morada
Plaza de Santa Bárbara n.º 2, 28004, Madrid (Espanha)
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