Um banco com os depósitos a prazo mais rentáveis em Portugal

Um banco com os depósitos a prazo mais rentáveis em Portugal

Banco Nacional de Investimento Europa! Quem são?

O BNI Europa é um banco digital com maior crescimento no país. Apresenta soluções inovadoras, tendo sempre em vista as melhores opções para os clientes.

Qual a história do BNI Europa?

Antes de mais, saber quem é o Banco Nacional de Investimento, a casa-mãe do BNI Europa. O referido é um banco detido pelo governo Moçambicano . Ele foi criado devido à urgência que havia em Moçambique de ter uma entidade financeira, de confiança, que ajudasse a promover o desenvolvimento social e económico do país. As principais áreas de actividade do banco centram-se nas infraestruturas, nos recurso naturais, energia, agricultura, indústria e comércio e transportes.

O BNI foi criado em 2010, através de uma parceira com o governo Português e com a Caixa Geral de Depósitos, o maior banco público de Portugal. O BNI teve, como capital social incial, 500 milhões de dólares, sensivelmente, 461 milhões de euros, ao câmbio actual. O BNI, para além de ter como propósito o desenvolvimento social e económico do país, como já referimos anteriormente, tinha, também, o objectivo de tornar mais rápido e fácil as parcerias comerciais com Portugal, assim como facilitar as cooperações entre Portugal e Moçambique na área das obras de grande fomento.

Devido ao rápido crescimento do banco, e da  própria economia Moçambicana, em 2012, o governo deste país avançou com a compra das acções que a Caixa Geral de Depósitos ainda detinha no banco, tendo-se tornado no sócio maioritário do banco. O BNI torna-se assim, o principal aliado financeiro do governo moçambicano, com o banco a desempenhar o papel de ser um banco de desenvolvimento público. E demonstrou logo isso, nesse mesmo ano de 2012, quando ajudou o governo, a título consultivo, a adquirir 5% da empresa brasileira de mineração Vale S.A..

No ano de 2013, o BNI foi nomeado, pelo governo moçambicano, como a primeira entidade consultora para desenvolver protocolos e acordos, com outros bancos de desenvolvimento estrangeiros. Foi assim que surgiu os acordos com o banco brasileiro BNDES, e com o alemão KFW. Estes protocolos e acordos visam dar uma resposta mais célere a contrato público-privados, mais conhecidos em Portugal por PPP´s. E há dois bons exemplos da capacidade negociadora do BNI, que foi ter conseguido firmar contratos, em 2013, com a espanhola COFIDES, de 75 milhões de euros em ajuda para obras de grande fomento, e em 2014, de ter ajudado a contrair um empréstimo, junto do banco Chinês Exim Bank, de 600 milhões de dólares, cerca de 550 milhões de euros, para a construção da Ponte Maputo Sul Catembè.

O BNI Europa abriu portas, em Portugal, em 2014. Tem, desde do início, adoptado uma postura de inovação, como que a querer dar um abanão no sector bancário português tradicional. Com uma vertente tecnológica muito forte, o BNI Europa tem alicerçado parcerias, com fintechs, para criar novos produto. E é através desta faceta tecnologica que o BNI consegue utilizar as ferramentas mais modernas e actuais, para fazer análise de risco e experiência do consumidor, a título de exemplo. O BNI Europa tem sido galardoado e distinguido, e deixamos aqui três prémios, ganhos em 2016, dados pela International Finance Magazine, e pela Global Banking & Finance Review, que são o “Melhor Banco Digital Português”, o “Banco mais Inovador” e  o “Melhor Banco Online de Portugal”.

Que produtos oferece BNI Europa?

O BNI Europa oferece uma série de produtos, mas os que registam mais procura são os Depósitos a Prazo e o Crédito Hipotecário Flex.

Depósitos a Prazo

É um produto tradicional, mas gerido com tecnológia de ponta. Com uma taxa de juro até 2,75% (TANB) este produto ofecere uma boa rentabilidade para as poupanças do cliente. E está isente de comissão para depósitos acima de 5000€. Para ter acesso a esta produto, a primeira coisa que tem que fazer é abrir uma conta, online, no BNI Europa. Com um processo simples e seguro, o cliente conseguea criar uma conta, através do computador, telemóvel ou tablet, em poucos minutos. O Depósito a Prazo pode ser subscrito através da homebanking, ou através da app BNI Europa , para maior comodidade do cliente.

Quais os juros depósitos a prazo e as modalidades?

Os depósitos podem ser feitos em Euros ou em Dólares, e os mais procurados são as opções de 6 meses (2% TANB) Mobolizável, 6 meses (2,5% TANB) não Mobilizável e a 12 meses (2,75% TANB) .

Crédito Hipotecário Flex

Este crédito pessoal, com finalidades múltiplas, foi desenhado a pensar nas necessidades do cliente. O BNI Europa, em vez de ter vários tipos de crédito, cada um com a sua finalidade (por exemplo, automóvel, habitação, pessoal, etc), criou um que serve para vários fins, como por exemplo, consolidação de dívidas, obras de imóvel, despesas com a educação e saúde, e finalmente, finalidadades diversas. Contudo, este crédito tem um senão, que o próprio nome indica: incide sob a hipoteca de um imóvel. Ou seja, se o cliente não tiver um, não vai conseguir ter acesso ao crédito do BNI Europa. Por outro lado, se tiver, vai conseguir ter dos prazos mais longos e das taxas mais baixas do mercado. E se o cliente transferir o crédito habitação que tem, para o BNI Europa, vai ter mensalidades ainda mais baixas. Outras vantagens deste crédito é que pode ser pré-aprovado em 24 horas e a redução dos encargos mensais, no caso de crédito consolidado. Para conseguir uma simulação, basta requerer na homebanking ou enviar um email para cliente@bnieuropa.pt .

Como poderei apresentar uma reclamação?

O cliente poderá apresentar reclamações por duas maneiras:

- Tal como todos os bancos registados no Banco de Portugal, através da hiperligação para o Livro de Reclamações electrónico;

- Pelo canal da Provedoria do Cliente, através do email provedoriadocliente@bnieuropa.pt

Opiniões, queixas e críticas

O Banco BNI Europa recebeu uma pontuação de 73,3 pontos no Portal da Queixa, numa escala de 1 a 100. Embora essa pontuação seja razoável, é importante mencionar que existem algumas queixas relacionadas a cobranças indevidas e comissões de conta. Essas reclamações são preocupantes e requerem uma análise aprofundada por parte do banco. Além disso, na revista Deco Proteste, o Banco BNI Europa recebeu uma pontuação de 7,6 numa escala de 1 a 10. Essa avaliação ressalta algumas falhas e áreas de melhoria que devem ser abordadas. É essencial que o banco investigue e resolva prontamente as queixas dos seus clientes, garantindo a correção de cobranças indevidas e revisando suas políticas de comissões para maior transparência. Ao tomar medidas para solucionar essas questões, o Banco BNI Europa poderá melhorar sua reputação e fortalecer a confiança dos seus clientes.

Contactos do BNI Europa

Formulário de contato:

Aqui

Telefone:

Particulares 214 012 980/934 002 980 dias úteis das 9h às 18h; Empresas 309 307 778  dias úteis das 8h30 às 17h30

Email:

cliente@bnieuropa.pt ou geral@bnieuropa.pt

Morada:

Av. Eng. Duarte Pacheco, CC Amoreiras Torre 1 – Piso 7 1070-101 Lisboa

Já experimentou os serviços do BNI Europa?

Deixe aqui a sua opinião

Envie seu comentário
Esse artigo foi atualizado em 16 julho 2024